Conseguir Emprego
Soft Skills

Soft Skills – o que são, como desenvolver e 5 principais exemplos

Experiência, qualificação, network, formação acadêmica. Todos estes itens são importante para quem está procurando um emprego. Mas as empresas estão buscando, cada vez mais, profissionais que tenham um perfil adequado à cultura da empresa. Ou seja, com características comportamentais fundamentais para enfrentar os desafios diários encarados pelas corporações.

Os recrutadores entendem que qualificação técnica é possível de ser aprendida. Já, características comportamentais e de perfil, até podem ser desenvolvidas, mas habilidades como resiliência, empatia e colaboração, que são baseadas na inteligência emocional, podem separar profissionais medianos daqueles fora de série. São as chamadas soft skills.

O que são Soft Skills?

Soft skills são habilidades comportamentais relacionadas a maneira como o profissional lida com o outro e consigo mesmo em diferentes situações. As soft skills, diferentemente das hard skills, são habilidades subjetivas, mais difíceis de serem mensuradas.

O termo soft skills geralmente anda junto com hard skills, ambos são utilizados por profissionais de Recursos Humanos  para identificar características específicas de um profissional.  

Enquanto as hard skills são habilidades técnicas, de fácil mensuração e aprimoramento por meio de treinamentos e cursos. As soft skills se referem a habilidades comportamentais relacionadas a maneira como uma pessoa lida com o outro. Estão diretamente relacionadas a interação de cada pessoa em grupos e, ao mesmo tempo, como ela lida com suas próprias emoções. Quanto mais positivamente o profissional consegue lidar com essas situações sócio-ambientais e psicológicas, maiores são suas soft skills.

Apesar da importância das soft skills, elas são difíceis de serem mensuradas e desenvolvidas, pois são competências subjetivas, portanto, estão intimamente relacionadas à personalidade e outros fatores emocionais construídos ao longo da vida do indivíduo.

5 principais Soft Skills

Quando estamos a procura de recolocação profissional, são as soft skills que vão indicar ao recrutador de que maneira o profissional lida com os desafios do dia a dia. Por isso, é importante ter entendimento sobre cada uma delas e buscar evoluir sempre.

As 5 principais soft skills procuradas no mercado de trabalho são:

1 – Criatividade

Alguns profissionais são naturalmente mais criativos que outros, mas isso não significa que você não possa desenvolver essa habilidade através da prática que é obtida pela busca de conhecimento sobre determinados assuntos. O profissional que demonstrar mais facilidade em conceber soluções rápidas, inovadoras e eficientes terá a preferência dos recrutadores, ainda mais em um mercado tão competitivo como o que vivenciamos.

2 – Flexibilidade

A necessidade de constante reinvenção devido à velocidade com que surgem novas oportunidades, exigências, concorrentes e demandas. Assim, buscar novos conhecimentos e ter disponibilidade para se adaptar a novas funções exige um perfil flexível.

3 – Colaboração e Engajamento

Essa soft skill diz respeito à capacidade de atuar em parceria com uma ou mais pessoas em busca de um objetivo em comum. Através de diferentes habilidades e perfis, cada vez mais as empresas desenvolvem projetos multidisciplinares. Dessa forma é possível que cada colega complemente as qualificações dos outros, ocasionando melhores resultados.

4 – Autoconhecimento

Conhecendo sua mente e estando atento aos seus pensamentos, você pode gerencia-los e evitar reações impensadas. Assim, quando você perceber um pensamento negativo (pensar mal de uma pessoa, por exemplo), você identifica o sentimento e deixa-o passar, sem ficar agarrado a ele. Isso tornará você mais forte e consciente de suas atitudes, perspicaz e reduzirá o stress.

Além disso, é importante você conhecer seus pontos fortes e seus pontos fracos. Dessa forma você pode potencializar os pontos positivos e melhorar os negativos.

5 – Gestão do Tempo

Faça listas e eleja prioridades. Conforme for realizando as atividades da lista, risque-as. Ter disciplina, além de aumentar e melhorar a produtividade, evita que você desperdice seu tempo e dos outros e também permite que você tenha tempo para o ócio criativo, que é muito importante para desenvolver habilidades como a criatividade. Você também pode utilizar plataformas online, como o Trello, para ajudar neste item.

Soft Skills podem ser desenvolvidas?

Agora que você já conhece as 5 principais soft skills, você saberia dizer quais você precisa desenvolver? E quais habilidades comportamentais você mais domina? O primeiro passo para desenvolver soft skills é conhecer a si mesmo.

Reserve alguns minutos à noite para refletir sobre tudo o que aconteceu no seu dia, o que você sentiu em determinados momentos e quais foram suas reações aos acontecimentos. Se necessário, verbalize as sensações. Esta prática o ajudará a reconhecer e controlar as próprias emoções.

Outra parte do processo de desenvolvimento das soft skills envolve ouvir os outros e refletir sobre o que eles falaram. Mostre que você está realmente interessado no que seus colegas de trabalho têm a dizer. Você não precisa reagir de imediato ao que o outro falou. Não tem problema admitir que você não sabe a resposta e precisa de um tempo para pensar. A escuta permite uma comunicação mais eficiente entre os interlocutores.

Envolver-se em novos projetos dentro da empresa permite que você conviva com outras pessoas e coloque seu conhecimento à prova. Você também pode tomar à frente de um projeto para praticar suas habilidades de liderança, além de trabalhar a comunicação e a colaboração.

O desenvolvimento de soft skills é possível, mas é preciso se arriscar. Ele contribui na melhora do seu desempenho e na construção de uma uma equipe de trabalho de alto rendimento dentro das corporações.

Esperamos ter ajudado você a entender o que é como desenvolver soft skills. Gostou do nosso conteúdo? Acesse nosso portal de vagas e fique por dentro das oportunidades que o mercado oferece.

Equipe Skeel

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.