Conseguir Emprego
profissões do futuro

10 profissões do futuro que vão mudar a realidade do mercado de trabalho

A evolução constante do mercado de trabalho é algo inevitável. Por isso é importante estar atendo as profissões do futuro e como desenvolver as habilidades necessárias para sair na frente.

As profissões do futuro ainda são novidade para muita gente, pois com a grande complexidade do mundo atual, surgem diversas questões desconhecidas que precisam ser resolvidas. Por isso, profissões que antes não existiam são criadas para atender essas novas demandas.

Quais as principais profissões do futuro?

Se você está no início de sua vida profissional, provavelmente tem dezenas de indecisões fervilhando em sua cabeça e já percebeu como os empregos tradicionais podem sofrer mudanças drásticas em alguns anos. Talvez tenha dúvidas se irá cursar uma graduação na faculdade ou se irá investir em outra carreira pela qual sente mais prazer. São muitas opções, mas ficar de olho nas profissões que serão mais procuradas no futuro é essencial.

Diversas áreas irão se transformar e desenvolver, como Engenharia, Direito e Educação, requisitando outras especialidades profissionais. Vamos citar as principais profissões do futuro para você ficar ligado e poder ir buscando informações sobre cada uma delas.

1. Especialistas em Experiência de Usuário/Cliente

Também conhecido como Customer Success ou na tradução literal, Sucesso do Cliente. A função desse profissional é fazer com que o cliente tenha toda a assessoria necessária de algum produto/serviço contratado. Além disso, é responsável por garantir que a comunicação com o cliente seja feita de forma efetiva, garantindo a felicidade e fidelização. 

2. Professor online

Uma grande tendência das profissões do futuro são os professores online. O ensino EAD tende a se expandir nos próximos anos e os professores começaram a enxergar o modelo de sala de aula virtual, que possibilita maior alcance de alunos. 

3. Desenvolvedores de softwares

São e ainda serão, por muito tempo, profissionais valorizados no mercado, pois fazem parte do grupo que cria os novos sistemas que automatizam processos. Sem os desenvolvedores, nada do que conhecemos estaria em pleno funcionamento hoje. São eles que analisam, compreendem, executam e realizam manutenções em plataformas e linguagens que auxiliam nos serviços dos negócios.

4. Analista de Big Data

Um profissional que analisa todas as informações provenientes de um sistema que circula na internet e que pode influenciar em um negócio/empresa. O mundo digital depende muito de dados para analisar e melhorar seus processos. Por conta disso, surgiu o Analista de Big Data, responsável por colher e interpretar dados de diversos tipos.

5. Segurança da informação

Com o crescimento da tecnologia, vieram também pessoas mal intencionadas, dispostas a roubar dados de variados pessoas e empresas. Profissionais de Segurança da Informação não só garantem que os dados sejam protegidos, como também ajudam a criar novas soluções.

6. Gestor de resíduos & engenheiro ambiental

O meio ambiente tem sofrido alterações drásticas nos últimos anos e a geração de resíduos está cada vez mais intensa, por isso esses profissionais serão cada vez mais essenciais entre as profissões do futuro.

7. Gestor de inovação

Esse profissional será responsável por repensar as estratégias de uma empresa, seja em seu core business ou para alguma área específica, com o intuito de melhorar seu modelo de negócio. Afinal, para uma empresa conseguir se destacar no mercado, é preciso inovar e sair do senso comum.

8. Gestor de talentos

Gerir talentos vai um pouco além da função que hoje o setor de Recursos Humanos exerce. É preciso identificar e atuar com maior eficácia nos pontos fortes e fracos das pessoas, para capacitá-las a serem sempre melhores profissionais em suas carreiras. O gestor de talentos, além de capacitar profissionais para serem melhores, atua no recrutamento de novos colaboradores tão talentosos quanto, ajudando a manter a cultura da empresa forte e diminuindo a rotatividade.

9. Engenheiro hospitalar

A tecnologia em hospitais também evolui e novos aparelhos surgem para facilitar tratamentos, cirurgias e o dia a dia de profissionais da saúde. O engenheiro hospitalar está escalado entre as profissões dos próximos anos. Sua principal função é reunir e aplicar todas as tecnologias consideradas essenciais para solucionar problemas hospitalares dos variados tipos.

10. Gestor de Tráfego Pago

O gestor de Tráfego Pago possui um papel fundamental em qualquer negócio. Sua função é a criação e gerenciamento de campanhas de mídia paga, como Google Ads e Facebook Ads. Além disso, realiza testes A/B para identificar pontos de melhoria para conversão.

Ainda não encontrou a profissão ideal para você? Acesse a plataforma de vagas da Skeel e candidate-se agora mesmo.

Equipe Skeel

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.