Conseguir Emprego
profissões do futuro

30 principais profissões do futuro

Conheça as 30 principais profissões do futuro. Esteja atento as mudanças no mercado de trabalho e o que é necessário para se destacar.

As 30 principais profissões do futuro estão longe de serem comuns. Apesar do avanço tecnológico e dos regimes de trabalho, muitos jovens ainda possuem ambições profissionais um tanto comuns.

Segundo o estudo do Fórum Econômico Mundial de Davos muitos jovens ainda estão propensos a seguir carreiras um tanto tradicionais, porém as grandes oportunidades estão voltadas para as profissões do futuro, que devem gerar em torno de 6,1 milhões de empregos até o final de 2022.

Aquela velha pergunta de “O que você quer ser quando crescer?” trás grandes expectativas pelas constantes mudanças no mercado de trabalho. Espera-se que até o final de 2022 as novas profissões que vamos te contar aqui tenham uma procura ainda maior.

Porque estar atento as profissões do futuro?

Ao projetar a carreira, um erro comum é pensar em ocupações com grande demanda no momento, em vez de voltar a atenção para as profissões do futuro.

Demora algum tempo para que o profissional adquira conhecimento e experiência prática para se destacar na função escolhida. Por conta disso, entre a decisão de se dedicar àquela profissão e o momento de colher os frutos com um bom emprego ou empreendendo no setor, muita coisa pode acontecer.

A adoção de novas tecnologias junto a tendências globais, como a emergência climática e a situação pandêmica que vivemos mostram uma demanda mista de habilidades digitais e humanas para o futuro do trabalho, com carreiras surgindo em áreas diversas que separamos nos seguintes grupos:

Profissões do futuro – Área da Saúde

Diante da gravidade da emergência de saúde pública que vivemos recentemente se torna cada vez mais clara a necessidade por profissionais da saúde com especialização em áreas de terapia respiratórias, técnicas de esterilização, tratamentos de radiação, suporte em cardiologia e muitos outros. Dentro dessa área, as principais profissões do futuro são:

  1. Especialista em Transcrição Médica
  2. Assessor de Terapia Física
  3. Terapeuta de Radiação
  4. Terapeuta Respiratório
  5. Preparador de Equipamentos Médicos
  6. Auxiliares de Enfermagem

Profissões do futuro – Dados, Computação e Inteligência Artificial

O mundo digital produz quantidades gigantes de dados (big data), que servem para uma infinidade de propósitos. Isso implica na busca por profissionais que entendam essa dinâmica e saibam utilizar os dados de forma estratégica. Profissionais qualificados para análise de dados, programação, inteligência artificial, suporte técnico e desenvolvimento web serão decisores no futuro das empresa. Mas as principais profissões podem ser definidas como:

  1. Engenheiro de Estabilidade de Site
  2. Especialista em Inteligência Artificial
  3. Cientista de Dados
  4. Engenheiro de Dados
  5. Desenvolvedor Python
  6. Desenvolvedor Full Stack

Economia Verde

A economia verde está diretamente relacionada a sustentabilidade. Esse é um conceito relacionado à conservação ou à manutenção de um cenário no longo prazo, de modo a lidar bem com possíveis ameaças. No aspecto ambiental, que com frequência o termo é empregado, a economia verde diz respeito a um planeta sadio, no qual as pessoas possam encontrar as condições necessárias para a sua sobrevivência, de geração em geração. Nesse sentido as profissões em ascensão são:

  1. Técnico de sistemas de gás de aterro/metano
  2. Técnico de serviços de turbinas eólicas
  3. Vendedor Verde (Green Marketers)
  4. Técnico de processamento de biocombustíveis
  5. Gerente de Instalações de Energia Solar
  6. Especialista de Fontes Hídricas

Pessoas e Cultura

O relacionamento interpessoal no trabalho é um assunto que sempre ronda as rodas de conversa nos setores de Recursos Humanos. Ele é um dos principais agentes causadores de conflitos e problemas entre a força humana da empresa, sendo muitas vezes um empecilho para a evolução da organização dentro do mercado e a consolidação de uma marca. Por isso, profissionais com habilidades nessa área terão grandes oportunidades no mercado de trabalho. As principais profissões do futuro atreladas a área são:

  1. Recrutados de Tecnologia da Informação
  2. Parceiro de Recursos Humanos
  3. Especialista em Aquisição de Talentos
  4. Business Partner
  5. Business Partner de RH

Vendas, Marketing e Conteúdo

Com o avanço do meio online, as empresas necessitam cada vez mais estar atentos a essa área. São diversas funções e demandas que possibilitam a contratação de pessoas com diferentes formações acadêmicas. Profissionais com habilidades em marketing digital e midias sociais, além de administração de negócios e publicidade terão cada vez mais abertura no mercado de trabalho. Dentro desse segmento, as principais profissões do futuro são:

  1. Assistente de Mídia Social
  2. Growth Hacker
  3. Especialista de Sucesso do Consumidor
  4. Coordenador de Mídias Sociais
  5. Gerente de Growth
  6. Representante de Desenvolvimento de Vendas
  7. Especialista de Marketing Digital

Depois de tantas informações sobre o futuro do mercado de trabalho, você acha que está preparado para as profissões do futuro? Mais do que conhecimento técnico, aqueles que tiverem uma boa compreensão do contexto, alinhados ao fit cultural e com os soft skills necessários devem se destacar.

Quer encontrar a oportunidade certa para você? Acesse nosso portal de vagas agora mesmo, clique aqui.

Equipe Skeel

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.