Conseguir Emprego
principais perguntas das entrevistas de emprego

5 principais perguntas das entrevistas de emprego

A entrevista de emprego é uma das etapas mais esperadas do processo seletivo. Diante dela, muitos candidatos ficam sem saber o que dizer ao entrevistador, um certo nervosismo aparece. Por isso, indicamos que você esteja confiante de seus conhecimentos e da oportunidade para qual está sendo entrevistado.

Para te ajudar, separamos as 10 principais perguntas realizadas durante as entrevistas de emprego para que você se prepare, entendendo a melhor forma de responder cada uma. Vamos conferir?

Entrevista de emprego online x presencial

Atualmente muitas empresas estão realizando seus processos seletivos dentro de plataformas online com a Skeel. Elas auxiliam no desenvolvimento do processo seletivo para a empresa e para você, candidato. Dentro dessas plataformas é possível realizar entrevistas online, que são agendadas com antecedência e seguem o mesmo padrão das entrevistas presenciais.

Caso sua entrevista seja online, é importante estar atento ao ambiente que fara fundo ao seu vídeo, tente acomodar-se em um local neutro. O ambiente também deve estar silencioso, para que você possa prestar total atenção nas perguntas e informações que o recrutador estará lhe passando. Outro ponto importante é testar a conexão com a internet alguns minutos antes para assegurar que tudo esteja funcionando na hora agendada.

No caso das entrevistas presenciais, é importante estar atento as roupas adequadas a vaga. Para empresas convencionais e bancos, a dica é optar por uma roupa social que deixe você confortável. Calça social e camisa, por exemplo, costumam dar certo. Para empresas mais modernas e informais, você pode trocar a calça social por uma jeans escura, que fica mais neutra.

Em ambos modelos é importante manter a postura e atenção a todas as informações.

5 principais perguntas feitas em entrevistas de emprego

Para você se preparar da melhor forma para esse momento, separamos 10 perguntas comumente utilizadas em entrevistas de emprego. Antes de seguir, é importante que você entenda que a ideia não é chegar com a resposta pronta e decorada. A intensão é que você consiga se preparar para cada uma delas e demonstrar seus conhecimentos e qualidades.

1. Você pode falar um pouco sobre você?

Nessa pergunta o recrutador espera que você relate algumas realizações ou experiências que demonstrem o quanto você é adequado para o trabalho em questão. Enquanto você estiver se preparando, deixe esses exemplos claros na memória.

2. Por que você quer este trabalho?

As empresas buscam, cada vez mais, pessoas que sejam apaixonadas pelo que fazem. Para responder a esta pergunta da melhor forma, identifique alguns fatores-chave que tornam a vaga uma excelente opção para você.

3. Por que devemos contratar você?

Essa é uma pergunta importante, é a momento ideal para mostrar por que você é a pessoa certa para o cargo. Tente demonstrar que você não apenas pode fazer o trabalho, mas também pode gerar bons resultados para empresa, mostrando que está alinhado as expectativas da vaga.

4. Onde você se vê daqui a cinco anos?

Nesta pergunta, é importante que você seja honesto e deixe claro seus objetivos. O entrevistador busca entender se você definiu expectativas reais para sua carreira profissional e se a vaga se alinha com seus objetivos de crescimento. Uma forma interessante de estruturar a resposta é pensar onde a posição pode te levar e construir a resposta apostando nesse caminho.

5. Por que você está deixando seu emprego atual?

Esta é uma das perguntas da entrevista de emprego mais difíceis de responder, mas também, uma das mais prováveis. A principal dica é não falar nada negativo sobre seu atual ou antigo empregador. O melhor é mostrar como você se sente animado para aproveitar as novas oportunidades e como a vaga a que você está se candidatando é mais adequada para você do que sua posição atual ou anterior.

Esperamos que essas dicas te ajudem na busca da oportunidade ideal. Faça seu cadastro em app.skeel.com.br e aproveite as oportunidades de emprego.

Equipe Skeel

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.