Conseguir Emprego
o que esperar do mercado de empregos em 2020

O que esperar do mercado de trabalho em 2020!?

Saiba o que esperar de 2020 no mercado de trabalho e o que é preciso para conseguir um emprego nesse novo ano que se aproxima.

Um novo ano se aproxima e a dúvida é a mesma: como estará o mercado de trabalho em 2020? O país continua em busca da recuperação da economia, da credibilidade no mercado externo e da redução da taxa de desemprego. O que muita gente não sabe é que, com crise ou sem crise, as empresas continuam a contratar.

Independente do setor de atuação, as empresas que mais contratarão em 2020 serão aquelas que encontrarem profissionais criativos, que estejam realmente atualizados em relação às novas tendências, dispostos a entregar bons resultados e ir além. Quem deseja conquistar uma dessas vagas e se diferenciar no mercado de trabalho precisa fortalecer competências e reduzir os gaps.

O que é preciso para conseguir um emprego em 2020?

Desculpas simples não são mais aceitas, como por exemplo o domínio do idioma inglês, que continua a ser um diferencial nos processos seletivos. Atualmente o acesso à internet é muito mais fácil e quem intenciona ser absorvido pelo mercado de trabalho deve lançar mão dessas ferramentas não apenas para entretenimento, mas também para ampliar seus conhecimentos. Hoje, há aplicativos, sites e até tutoriais nas redes sociais que oferecem cursos gratuitos de inglês, por isso, com o acesso a essas novas mídias a falta de dinheiro para aprender uma segunda língua deixou de ser uma justificativa.

Networking também é fundamental para os candidatos que querem se posicionar no mercado em 2020. Dessa forma, participar de congressos, feiras, palestras e seminários sobre temas variados é uma boa forma de ampliar os conhecimentos e, também, os relacionamentos. Atualmente, há eventos gratuitos sobre temas variados, onde é possível fazer novos contatos, que podem ser uma ponte para preencher vagas que estão em aberto. Fique ligado no que acontece na sua cidade e região para participar.

As empresas também buscam profissionais ágeis, com maturidade emocional e assertividade nas decisões. É importantes ter empatia, saber ouvir e fazer o que os outros não fazem. Somente dessa forma, o candidato conseguirá se sobressair nos processos seletivos, ainda que as perspectivas econômicas não sejam as melhores. Por isso, o autoconhecimento é uma das principais vantagem competitiva importante. Quem conhece suas competências, habilidades e pontos a desenvolver tem muito mais chance de ser contratado. Com o avanço da Inteligência Artificial em todo o mundo, saber aproveitar a capacidade máxima do ser humano é um desafio. Vai se destacar aquele que se direcionar para onde a máquina não vai ocupar espaço.

Quais as vagas mais procuradas?

É inegável que o mercado de trabalho está passando por profundas transformações, principalmente por conta das novas tecnologias. Segundo o relatório publicado pela World Economic Forum, 5 milhões de empregos devem deixar de existir nos próximos anos.

Por isso, esteja atento as transformações do mercado e confira quais serão os profissionais procurados em 2020:

Analistas de dados – Segundo o relatório, analistas de dados serão ainda mais importantes para todas as indústrias em 2020.

Relacionados à computação e matemática – Programadores, desenvolvedores de software, analistas de segurança da informação, entre outros, são algumas das profissões que ainda serão valorizadas.

Arquitetos e engenheiros – Nos próximos quatro anos, a demanda por esses profissionais ainda deve aumentar. Especificamente, o relatório afirma que terá um aumento de demanda por engenheiros com foco em bioquímica, nanotecnologia, robótica e de materiais.

Especializados em vendas – Ao passo que os avanços tecnológicos continuam quebrando algumas indústrias, uma crescente necessidade de pessoas especializadas em vendas, que possam explicar o que a empresa oferece para diversos clientes, de todos os tipos, será necessária.

Gerentes sênior – Para ajudar as empresas a não ter prejuízos com as mudanças que ocorrerão, gerentes serão necessários.

Designers de produto – Uma das habilidades que mais estará em demanda em 2020 é criatividade, isso porque muitos empregos monótonos serão automatizados – e os criativos ainda precisam de uma pessoa. Designers, especialmente industriais e comerciais, serão necessários.

Recursos humanos e desenvolvimento organizacional – Com as mudanças tecnológicas e socioeconômicas, alguns empregos desaparecerão completamente e outros serão criados do zero. Porém, esse profissional será necessário para treinar os funcionários atuais com novas habilidades.

Relações governamentais e regulatórias – Esse profissional será responsável por regulamentar e legalizar as tecnologias emergentes.

Em resumo, não adianta terceirizar os problemas, é preciso planejar e agir para que 2020 seja o ano da retomada do crescimento pessoal e econômico. Encontre a vaga certa para você em www.skeel.com.br.

Agora que você já sabe o que esperar do próximo ano, aproveite para conhecer as habilidades que você precisa desenvolver para 2020 em nosso artigo, clique aqui.

Equipe Skeel

1 comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.