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Inteligência emocional no ambiente de trabalho

Inteligência emocional no trabalho é uma habilidade muito importante. De antemão a inteligencia emocional é a capacidade que cada um de nós tem para compreender e gerenciar as próprias emoções. Aprender a lidar com as emoções e sentimentos pessoais e das pessoas a sua volta, com o objetivo de alcançar resultados positivos, não só na vida pessoal, como também na profissional. A inteligência emocional no ambiente de trabalho é uma ferramenta importante no quesito relacionamentos. Afinal, somos seres humanos, seres sociais.

O trabalho é algo de extrema importância na nossa vida, visto que ocupa grande parte do nosso dia-a-dia, onde realizamos as atividades que escolhemos como profissão. Por se tratar de algo ocupa um espaço significativo em nossa vida, precisamos lidar com o trabalho, e com tudo que o envolve, da melhor maneira possível, pois somente assim poderemos ter os resultados positivos que tanto desejamos conforme evoluímos profissionalmente.

Um profissional calmo, que tem clareza sobre suas emoções e sentimentos na hora de avaliar determinada situação, bem como resiliência, e que sabe gerenciar imprevistos e lidar com mudanças repentinas em seu dia a dia de trabalho, tem muito mais chances de alcançar o sucesso do que aquele que vive estressado e resolve os conflitos pelos quais passa com impulsividade.

Como identificar seu nível?

Todos nós temos inteligência emocional, em diferentes níveis.  Nesse sentido, são cinco que nos ajudam a identificar o desenvolvimento desta inteligência: 

  • como eu me vejo;
  • de que forma eu me mostro;
  • de que maneira eu interajo;
  • como faço uso das informações emocionais para meu processo de tomada de decisão;
  • de que jeito lido com o cenário de imprevisibilidade e mudanças;

Reconhecer os sentimentos é o primeiro passo para o desenvolvimento do autocontrole emocional, principalmente no que diz respeito ao ambiente de trabalho.  Tente prestar mais atenção em suas emoções e nos comportamentos gerados por elas, quando estiver em conflito com um colega de trabalho, com seu gestor ou com seus colaboradores, desenvolvendo consciência de que tais emoções existem e procurando analisar como esses comportamentos afetam você e também quem está a sua volta. Dessa forma, fazendo essa análise, você entenderá melhor quais os comportamentos e atitudes, decorrentes de suas emoções, e se elas estiverem prejudicando seu desempenho, você terá a oportunidade de melhorar. 

Dicas para lidar com a inteligencia emocional no trabalho

Algumas dicas para aprender a lidar com a inteligência emocional no ambiente de trabalho: 

Fortaleça sua autoestima – Busque feedbacks de terceiros sobre seus pontos positivos e negativos. Faça um reconhecimento pessoal sobre o que você tem de bom e tente entender seus pontos fracos para uma pessoa e profissional cada vez melhor.

Expresse sua emoção – Tente encontrar palavras e expressões físicas para transmitir seus sentimentos de uma forma que não seja prejudicial às outras pessoas. 

Tenha empatia – Antes de elaborar qualquer julgamento sobre seus companheiros de trabalho, coloque-se no lugar dele e tente imaginar, a partir da perspectiva do outro, quais seriam os caminhos a seguir. Isso aumenta a tolerância e diminui os conflitos.

Controle seu impulso – Cometemos muitos erros quando agimos de forma impulsiva. Sempre que for tomar uma decisão importante, espere para tomá-la no próximo dia, de cabeça fria. 

Saiba como lidar melhor com a pressão – Muitas pessoas se sentem ameaçadas e tem reações negativas quando são obrigadas a trabalhar com pressão. Saiba identificar os sinais que o seu corpo dá quando você está ficando sobrecarregado. Crie estratégias para manter-se tranquilo em situações de estresse emocional.

Agora que você já sabe sobre a importância da inteligencia emocional, saiba mais sobre como conduzir suas metas profissionais.


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