Conseguir Emprego

Home office: tenho perfil para essa forma de trabalho?

O home office tem se tornando cada vez mais comum nos dias de hoje.

O dinamismo dos negócios, o fácil acesso à tecnologia, mudanças na legislação trabalhista e um novo perfil profissional que vem sendo apresentado principalmente pela geração Z – os millenials, veem trazendo à tona formas de trabalho não mais relacionadas a um local e horários fixos, com estabilidade e toda uma estrutura à disposição. Algumas áreas de trabalho possibilitam que os profissionais exerçam sua atividade de forma remota e, muitas vezes, atuando como prestadores das empresas, de forma fixa ou até mesmo em projetos específicos. Equipes de trabalho que atuam em diferentes cidades, estados ou até países são uma realidade em diversas empresas e contribuem para que projetos tenham diferentes pontos de vista e sejam ricos em virtude disso.

Será que todo mundo pode atuar home office?

Bom, a resposta é não. Nem todo mundo tem perfil para trabalho remoto. Mas a boa notícia é que você pode seguir algumas dicas e desenvolver habilidades que facilitam essa nova maneira de atuação. E a gente te ajuda compartilhando 9 dicas importantes sobre o home office!

1 Horário

Ao estabelecer um trabalho remoto com qualquer empresa, seja como funcionário ou como parceiro, é importante que fique bem claro se há a necessidade de cumprir um horário específico ou não. Caso não seja, é importante até para sua saúde que se estabeleçam alguns horários específicos de trabalho, mesmo que você tenha a liberdade de gerencia-los. Isso ajuda a equilibrar a vida pessoal e a convivência familiar também!

2 Bora trabalhar de pijama

Trabalhar de pijama pode até ser uma boa ideia eventualmente. Mas não deixe que isso se torne rotina

Não é uma boa ideia. Tire seu pijama e coloque uma roupa como se fosse sair para trabalhar (ok, não precisa ser um terno ou salto). Assim você será mais produtivo e a chance de sentir aquela preguiça diminui.

3. Local

Ter um local definido, organizado, com boa iluminação, ergonomia, silencioso e com tudo o que você precisa é fundamental. Trabalhar na cama ou no sofá pode trazer sérios riscos à saúde e comprometer seriamente sua qualidade de vida. O home office exige disciplina e atenção com esses “detalhes”.

Trabalhar na cama atrai preguiça, além de prejudicar sua postura e a qualidade de vida

4. Posso aproveitar e lavar roupa enquanto trabalho?

Até pode, se você tem organização e disciplina para cumprir prazos e fazer as entregas combinadas. Mas o ideal é deixar para fazer as atividades da casa antes ou após o período de trabalho, assim você pode se dedicar com um foco maior.

Cuidado para não perder prazos por ter optado por fazer coisas da casa! Foco é elemento chave no home office!

5. Foco

Evite deixar a tv ligada enquanto trabalha, bem como acessar redes sociais (a não ser que você trabalhe com isso, claro!). Essa interferência pode impactar negativamente na qualidade do seu trabalho e das suas entregas. Ter foco é fundamental nesse modelo de trabalho!

6. E seu eu moro com minha família?!?

Bom, se você mora com seus familiares, é importante que haja um acordo inicial e que eles respeitem seu espaço e seu horário de trabalho. Você também pode combinar que, se a porta estiver fechada, não é para lhe interromper.

7. Estrutura

Normalmente, home office demanda uma internet de boa qualidade e um notebook ou computador. Conforme o caso, uma linha telefônica (fixa ou celular) também é uma necessidade. Conforme o acordo com a empresa, essa estrutura pode ser responsabilidade sua ou da própria empresa. Lembre-se que itens como segurança de dados e a própria segurança física dos equipamentos deve ser considerada.

8. Presença

Espaços de coworking são ótimas opções para conhecer pessoas e empresas que podem ser parceiros em seus projetos. Esses locais também costumam contar com ótima estrutura.

Mesmo havendo o acordo do trabalho remoto, o encontro presencial continua sendo importante. Lembre-se que todo o trabalho tem como objetivo final atingir pessoas. Então é necessário aproveitar-se de toda a facilidade que a tecnologia traz, mas sem deixar o convívio, a conversa e as relações reais de lado. Uma sugestão é utilizar espaços de coworking às vezes, assim você conhece pessoas novas e curte um ambiente de trabalho diferente!

9. E um cafezinho no meio da tarde, rola?

Claro que rola! Encontrar amigos ou contatos profissionais e super válido e pode até ajudar naquele projeto desafiador em que você está! Só fique atento àquele prazo que você combinou com seus colegas de trabalho, hein!

Enfim o home office pode ser uma ótima alternativa, mas é necessário que você tenha bastante disciplina e maturidade! Caso contrário, pode impactar negativamente na sua qualidade de vida, na qualidade da entrega do seu trabalho e até mesmo na sua saúde!

Ilumnação, ergonomia e bons equipamentos devem ser considerados ao optar pelo home office

E você, já trabalha nesse formato? Conta pra gente quais são as maiores vantagens e os principais desafios! Aproveite para ler sobre entrevistas online.

Equipe Skeel

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.