Conseguir Emprego
habilidades para conseguir um emprego

5 habilidades importantes para desenvolver em 2020!

2020 chegou com tudo e você já sabe quais são as principais habilidades que você precisa desenvolver ao longo desse ano para conseguir um novo emprego?!

Procurar um emprego nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais com o mercado tão competitivo e a crise econômica enfrentada pelo Brasil atualmente. Por mais que o ano tenha fechado com uma queda na taxa de desemprego, ainda são aproximadamente 12,2 milhões de brasileiros desempregados. Além das dificuldades e dos desafios impostos por esta crise, procurar emprego demanda ainda mais tempo, dedicação, foco, a habilidade para lidar com os momentos de ansiedade.

5 habilidades que você precisa desenvolver em 2020

O Fórum Econômico Mundial divulgou o relatório O Futuro dos Empregos apresentando as 5 principais habilidades que você precisará ter em 2020 para encontrar aquele emprego que você sempre sonhou.

Resolução de problemas complexos

No topo da lista, como a habilidade mais desejada para se ter em 2020, está a capacidade de resolução de problemas complexos. Trata-se de ter a elasticidade mental para resolver problemas que nunca vimos antes, além de sermos capazes de resolvê-los em um panorama que se modifica em alta velocidade e que se torna mais complexo a cada minuto! Felizmente, essa não é uma habilidade com a qual alguém nasce. É algo que se aperfeiçoa com o tempo e se constrói sobre uma base sólida de pensamentos críticos e laterais.

Pensamento crítico

De acordo com a pesquisa, ser uma pessoa que pensa de forma crítica ainda será uma qualificação valorizada nos próximos quatro anos. O pensamento crítico envolve a capacidade de usar a lógica e o raciocínio para analisar uma questão ou problema, considerar várias soluções para o problema e avaliar os prós e contras de cada abordagem.

Criatividade

A criatividade irá se tornar uma habilidade fundamental no futuro, portanto, antes de se considerar uma pessoa “não criativa”, lembre-se de que a criatividade não é de domínio exclusivo de pessoas artísticas, como músicos e escritores. Se você consegue conectar os pontos utilizando informações aparentemente díspares e unir todas as ideias para apresentar algo “novo”, então você é uma pessoa criativa.

Gestão de pessoas

Os funcionários sempre serão o recurso mais valioso de uma empresa. Seres humanos são mais criativos, sabem compreender melhor uns aos outros e são capazes de complementar as ideias e a energia uns dos outros. Mas por sermos humanos, também ficamos doentes, desmotivados e distraídos. Por isso, é vital que, no futuro, gerentes e líderes saibam motivar suas equipes, maximizar sua produtividade e atender às suas necessidades.

Ser um grande gerente tem muito a ver com inteligência emocional, assim como saber delegar e desenvolver seu próprio estilo de gerenciamento.

Flexibilidade cognitiva

A flexibilidade cognitiva refere-se ao quão rápida e facilmente você pode se balançar, pular e girar para frente e para trás entre os diferentes sistemas de pensamento. Ou seja, quanto mais flexível você for, mais facilidade terá para ver novos padrões e fazer associações únicas entre diferentes ideias, o que lança uma nova luz sobre o conceito de ter uma mente ágil.

Então, além de manter seu perfil atualizado em bancos de vagas online como a Skeel, que auxiliam na busca pela vaga ideal, você deve procurar aperfeiçoar suas habilidades para ter mais chances no mercado.

Agora que você já conhece as habilidades que você precisa ter, faça seu cadastro em www.skeel.com.br e encontre a vaga ideal para você, ou saiba o que esperar do mercado de trabalho nesse ano que está iniciando.

Equipe Skeel

1 comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.