Conseguir Emprego
entrevista online

Entrevista online: como se preparar?

As entrevistas online e reuniões virtuais estão sendo cada vez mais utilizadas como forma de comunicação. Antes eram a exceção e não a regra para a maioria das apresentações de negócios, mas nas últimas semanas, com o avanço do covid-19, quase todos os profissionais de negócios passaram a utiliza-la.

É um erro comum pensar no conteúdo e no desempenho de uma apresentação virtual como uma apresentação “tradicional”. Exitem muitos detalhes importantes que precisam ser executados com cuidado para tudo dar certo.

Uma entrevista online acontece em muitos espaços. São espaços únicos ocupados pelo entrevistado e cada membro recrutador (empresa). Pode soar óbvio, mas as pessoas só podem entrar nessa rede virtual de espaços se tiverem acesso a uma plataforma de tecnologia comum. Os dispositivos, conectividade, e o ambiente de cada membro da audiência não são comuns. Cada dispositivo, conexão e ambiente variam muito em termos da experiência que oferecem e, portanto, cada membro do público terá uma experiência única.

Por isso separamos algumas dicas para ajudar você nesse momento. Confira:

5 dicas para você arrasar em uma entrevista online

Alguns cuidados são essenciais para aparecer frente a frente com o recrutador, mesmo que vocês dois estejam em home office. Mesmo a distância, isso não quer dizer que o processo fica menos formal, por isso e é preciso se preparar de forma adequada.

1. Vista-se adequadamente

A entrevista online é tão formal quanto a presencial, por isso o candidato deve ter o mesmo cuidado que teria se fosse até o escritório da empresa. Da mesma forma, se você usaria terno na entrevista tradicional, deve se preparar da igualmente para uma apresentação online. Com isso você demonstra que você se preocupou em ser profissional e que se preparou adequadamente para essa ocasião.

2. Confira o equipamento e a conexão da internet com antecedência

Simultaneamente com os minutos que antecedem a reunião, aproveite para verificar se o microfone está funcionando, se o que você diz pode ser compreendido sem interferências, se a imagem está clara e se a câmera está de fato focada em você.

3. Escolha um lugar apropriado

Igualmente importante, é ideal escolher um local silencioso, adequadamente iluminado, com fundo branco, em que você não seja interrompido e possa se concentrar no que estará fazendo.

4. Faça sua lição de casa

Quando você sabe para qual empresa é a seleção, prepare-se com antecedência, busque todas as informações que puder sobre ela. Essa atitude pode favorecer o candidato, pois demonstra interesse no negócio da empresa e em sua metodologia de trabalho, além de ser possível identificar se os seus valores pessoais estão de acordo com os da organização.

5. Cuide do seu marketing pessoal

Tanto quanto na entrevista presencial, o recrutador espera que você fale sobre suas competências e seus principais resultados. Tenha isso na ponta da língua. Ele espera também ver garra e brilho nos olhos, mesmo que através da câmera.

Clique aqui e faça seu cadastro em nossa plataforma, siga nossas dicas, e encontre o emprego que você sempre sonhou.

Equipe Skeel

4 comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.