Conseguir Emprego
5 dicas para entrevista de emprego

5 dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego

Separamos algumas dicas para você se sair bem em uma entrevista de emprego. Dessa forma, se o seu perfil foi selecionado em meio a tantos outros, foi porque você e a empresa em questão possuem certas afinidades. Quando chega o momento da entrevista, você precisa pensar no que vai dizer, como vai se apresentar, o que vai vestir, como vai organizar sua fala e se preparar para as mais variadas perguntas.

Como me comportar em uma entrevista de emprego

É comum que nesse momento muitas pessoas fiquem nervosas, mas separamos algumas dicas para te ajudar a superar a ansiedade e se sair muito bem.

1. Fale de forma segura

Fale de forma segura ao ser questionado pelo recrutador sobre a sua experiência, dê exemplos de situações vividas, além de outras informações que não estejam mencionadas ou que sejam importantes. Aproveite para fazer uma análise da sua trajetória profissional, incluindo sucessos e fracassos. Se você nunca trabalhou, pode pensar nas principais situações da sua vida escolar ou em família, por exemplo: os trabalhos em grupo da faculdade, a viagem com os amigos, o intercâmbio que fez sozinho, a festa que organizou etc.

2. Utilize uma comunicação clara

A comunicação precisa ser clara, transmitindo confiança. Use um tom de voz adequado, nem alto ou baixo demais. Ao responder uma pergunta seja objetivo, claro e conciso. Além de procurar usar uma linguagem positiva. Não há nada pior do que um candidato que demonstre pessimismo logo na entrevista. As empresas estão a procura de pessoas que apresentam soluções.

3. Controle a ansiedade

Procure controlar a sua ansiedade e nervosismo fazendo exercícios de respiração e de relaxamento ao se preparar para a entrevista. Exercícios simples como respirar profundamente durante um minuto acalma e faz com que a ansiedade diminua. Mantenha uma postura com coluna e ombros eretos, bem como falar olhando nos olhos. Sorria de forma natural, também ajudará a relaxar e pode despertar a simpatia do recrutador. 

4. Fale a verdade

Contar uma mentira, aumentar uma coisinha aqui e outra ali é muito arriscado em qualquer tipo de entrevista de emprego. O recrutador é uma pessoa treinada para perceber esses deslizes. Ele faz isso o dia inteiro e tem experiência no assunto. Você pode transformar uma experiência negativa em algo positivo, mas se mentir colocará em risco a sua reputação. Muitos candidatos pensam que “falar uma mentirinha” pode passar despercebido, o que nem sempre é verdade. Posteriormente, quando o recrutador se aprofundar no assunto, a mentira pode vir à tona e o candidato poderá ser desmascarado sumariamente sendo eliminado do processo.

5. Faça perguntas relevantes

Não é apenas respondendo as perguntas do entrevistador da melhor forma que você pode ganhar pontos com ele. Outra estratégia bem interessante é a de fazer perguntas que demonstrem primeiramente que você pesquisou informações sobre a empresa e, em seguida, que tem interesse pela empresa e pela vaga em questão.

Mesmo que você esteja sob pressão, nervoso, ansioso, tente ser você mesmo na conversa com o entrevistador. Prepare-se e dê atenção à todos os detalhes para sair vencedor na sua próxima entrevista.

Agora que você já sabe como participar de uma entrevista de emprego, aproveite para saber quais são os Soft Skeels mais procurados nas empresas, leia aqui. Além disso, preencha seu perfil profissional na plataforma Skeel e tenha acesso às melhores vagas para você! 

Equipe Skeel

Seja o primeiro a comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.