Conseguir Emprego
recolocação profissional

5 dicas para recolocação profissional

Conseguir uma recolocação profissional nos dias atuais pode ser um desafio afinal, com instabilidade econômica que o país enfrenta, é crescente a quantidade de empresas que está reduzindo o número de pessoas que compõem seu quadro de colaboradores. Da mesma forma, não é fácil ser demitido, especialmente quando você já tem um vínculo com a organização e se dedicou por alguns anos ao trabalho. Mas, mesmo se você foi demitido não se desespere, existe uma luz no fim do túnel!

Buscar recolocação no mercado de trabalho pode ser o pesadelo de muita gente, mas há quem encare como uma nova fase, cheia de possibilidades e chances para atingir a colocação profissional desejada. E como fazer isso? É preciso ser otimista, pois as oportunidades estão em todas as partes! Basta se esforçar para enxergar e se preparar para elas!

Fórmula mágica para recolocação profissional?!

Não existe uma maneira definitiva, que faça o profissional reingressar no mercado de trabalho, muito menos uma fórmula mágica para conquistar a vaga dos sonhos. Nesse sentido, é necessário persistência e manter-se sempre preparado, pois nós nunca sabemos quando a oportunidade que tanto almejamos pode surgir.

5 dicas para recolocação profissional

A criação de um currículo online de sucesso, bem como uma série de fatores, podem ajudá-lo a se desenvolver e a desenvolver um plano que resulte na recolocação profissional que você tanto necessita neste momento.

Separamos 5 dicas para ajudar você na sua recolocação profissional. Confira:

1.   Analise a sua carreira como um todo

Aproveite a demissão para dar uma revisada em sua vida profissional. Em outras palavras, agora é o momento para você olhar sua carreira e, com cautela e planejamento, adequá-la ao cenário atual. O que pode ser mudado? Existe algo que está faltando? Será que vale a pena explorar outro segmento?

2.   Atualize seus conhecimentos

Mantenha-se atualizado profissionalmente, por meio da realização de cursos, eventos e palestras da sua área de atuação. Ler livros, jornais, artigos, entre muitos outros conteúdos, estejam eles relacionados à sua carreira ou não, também são ótimas opções, uma vez que tudo isso fará com que você esteja altamente preparado e torne-se um forte candidato a assumir a vaga que almeja, em qualquer empresa que participar de processos seletivos.

Com o tempo livre, enquanto busca uma recolocação, você deve aproveitar para crescer e mostrar evolução para o futuro recrutador.

3.   Atualize currículo e redes sociais

Tenha o currículo sempre atualizado e molde-o de acordo com as necessidades do mercado em que você atua ou deseja atuar a partir de agora.

Além disso, é importante que você esteja sempre em dia também com os perfis de suas redes sociais de negócio, como o Linkedin, para que assim os recrutadores tenham conhecimento sobre a sua experiência e, assim, a atenção deles, para o excelente profissional que você é, seja despertada.

4.   Cadastre seu currículo em sites de vagas de emprego

Estar na internet é fundamental nesse período onde, cada vez mais, as empresas preferem o meio online para sondar, conhecer, abordar e recrutar novos colaboradores.

Nesse sentido, indicamos que você crie um perfil em sites de vagas, como a Skeel, que utilizam inteligência artificial como meio para identificar a qual a vaga ideal para você. Dentro dessas plataformas fica mais fácil ser encontrado pelos recrutadores e empresas.

5. Seja protagonista

Agarre as oportunidades que tenham afinidade com seu ideal de realização profissional, em vez de aceitar qualquer vaga aberta que apareça na sua frente. Seja como for, tome as rédeas da sua carreira avaliando as possibilidades. Seja positivo quanto às novas oportunidades que virão pela frente durante o processo de recolocação no mercado de trabalho e acima de tudo, absorva os feedbacks que receber em suas experiências passadas e descubra como estar mais preparado para a próxima oportunidade!

A recolocação é possível!

O momento de recolocação profissional não precisa ser composto por desespero e instabilidade emocional. Enfim, esse é um período em que você deve desacelerar seu ritmo, reavaliar sua carreira e suas atitudes e procurar melhorar sua performance profissional. Ainda existem vagas abertas em inúmeras áreas, então siga as nossas dicas e boa sorte.

Você está passando por um momento de recolocação profissional? Crie seu perfil na Skeel e aumente suas chances de encontrar o emprego que você sempre sonhou.

Equipe Skeel

1 comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.